Essa foi a frase chave utilizada pelo vereador Ildo Antônio Fiorentin (59), para definir o momento de União da Serra, ao completar 30 anos de emancipação política e administrativa.

Em três décadas de história, Ildo só não esteve na Câmara Municipal na primeira gestão do município, ao se encerrar essa legislatura em 2024 serão sete mandatos consecutivos concluídos. Neste período, por 12 anos assumiu a pasta da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, oportunidade que Fiorentin considera importante porque em se tratando de um município essencialmente agrícola, a secretaria é uma das mais importantes e ao longo destes anos em que esteve a frente da mesma, disse que trabalhou para fazer com que o agronegócio se desenvolvesse e União da Serra se tornasse a potência agrícola que é na região, sendo altamente produtiva.

A experiência na política para Ildo, um dos vereadores da região com a carreira mais longeva dentro do poder legislativo, se transforma em uma missão, pois acaba tendo que se dividir entre as atividades particulares, pois é agricultor, casado e pai de dois filhos, numa estrutura familiar que ainda se mantém sólida no meio rural e a vida pública, que não tem hora, nem dia. Para ele quem ocupa um cargo público e recebe a confiança do gestor municipal, ou mesmo do povo que os elege, tem que saber que precisa entregar um resultado.

“Se reunirmos todos, ainda seremos poucos”. Ao afirmar essa frase, Ildo Fiorentin, que atualmente é o Presidente do Poder Legislativo de União da Serra, apontou a necessidade da comunidade deixar de lado as divergências políticas e iniciar um processo de debate no campo das ideias, onde as pessoas possam conviver e pensar no desenvolvimento do município, pois União da Serra ao longo dos anos, reduziu a população e atualmente possui não mais que 1,5 mil habitantes, e portanto, não cabe mais andar dividida e sim é momento de unir forças em prol da manutenção da comunidade.

Filiado ao Partido dos Trabalhadores, desde que entrou para a política, Ildo disse que as pessoas envolvidas na política precisam de um partido para concorrer, mas que tem suas próprias convicções e o fato de estar no PT, busca junto aos lideres deste partido o apoio para a conquista de recursos para União da Serra, citando pessoas importantes como Pepe Vargas, Elvino Bon Gas, Edegar Pretto, Marcon, entre outros que já contribuíram com o município com recursos.

“Tenho uma preocupação real com o futuro do jovem do nosso município. Tenho procurado mostrar na prática, através da diversificação e os investimentos em minha propriedade, que o setor rural é viável e fundamental, então desejo mesmo que os jovens, pelo menos parte deles, permaneçam no campo. Estudem, busquem conhecimento, tecnologias e apliquem no agronegócio que já provou que é o celeiro do mundo. Por isso, sou autor de projeto de lei que está em tramitação para que sejam dados incentivos financeiros às propriedades que manterem jovens no setor trabalhando e produzindo”, afirmou Fiorentin.

“Quero aqui desejar a comunidade de União da Serra, a vinda de dias sempre melhores. Chegamos aos 30 anos de município e se olharmos para traz vamos ter a convicção de que a luta dos emancipacionistas valeu a pena, pois hoje temos qualidade de vida, estrutura em saúde, educação e podemos viver em uma comunidade trabalhadora que quer continuar firme e forte”, disse.

Créditos matéria e imagem: Jornal Correio do Mate.